
2014 | SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ABENÇOADO
SORRIA!
Sandro Ka, Artista visual e professor (IFRS)
Reunindo elementos que conduzem a um jogo irônico que articula paradoxalmente noções de acolhimento e opressão, tanto da ordem da fé quanto das formas de organização da vida cotidiana com seus aprisionamentos, a série de intervenção urbana Sorria!, produz possibilidades para refletir acerca do caminho de intenções entre o que o artista deseja e aquilo que se estabelece no contexto da arte no espaço público compartilhado, em seus múltiplos sentidos de significação.
Do revestimento da galeria do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul/RS, convertendo o lugar de consagração à arte num templo excessivo e intimidador, numa lógica inversa de contemplação onde o espectador é observado, passando pelas ruas de Porto Alegre/RS, onde os agenciamentos e tensões são marcados por disputas ideológicas e onde a obra é imediatamente absorvida – assimilada ou rejeitada – o trabalho se revitaliza mais uma vez em Juazeiro do Norte/CE. No contexto da cidade cearense onde a religiosidade é intrínseca à ordem do dia e nela se reafirma cotidianamente, de sua ordem marginal, os cartazes lambe-lambe com a imagem do Sagrado Coração de Jesus Cristo articulado à frase de ordem imperativa “ Sorria! Você está Sendo Abençoado”, a obra se esvai em sua dimensão irônica e ganha exclusivamente um sentido afetivo, único e poderoso, reafirmando sua potência de adoração.
De modos diferentes, a cada espaço de inserção, Sorria! produz possibilidades diversas de ser, a partir das desconexões e rupturas de um trabalho artístico que não se situa somente em uma única possibilidade de sentido, mas, sim, na polissemia de significação fruto de dissensos – de trocas, de diálogos possíveis e sempre inimagináveis. Sua dimensão política se centra numa pluralidade de sentidos e não numa única forma possível de relação entre obra e espectador: estabelece-se na situação contextual e na imprevisibilidade de sua instauração e não na relação transmissão-interpretação de mensagens.
Na correlação entre os aspectos contextuais de cada montagem, em cada cidade, seja indoor ou outdoor, e o público como participante ativo, a imprevisibilidade é sempre condicionante para a instauração de Sorria!. Nessa interação, sempre se produz o novo: produz-se infinitas verdades, infinitos modos de relação.
Texto expandido de apresentação da exposição Sorria! Você está Sendo Abençoado e do Zine Rua,
Caxias do Sul/RS, 2014/2018.